Páginas 1 a 8
Minha seleção de pontos principais do texto. :)
- O termo Semiótica vem da raiz grega semeion que significa signo, assim, a Semiótica é a ciências dos signos.
- Semiótica é a ciência geral de todas as linguagens.
- Durante o século XX, duas ciências nasceram: a Linguística e a Semiótica; a Linguística sendo a ciência da linguagem verbal, enquanto a Semiótica, a ciência de toda e qualquer linguagem.
- Isso porque nós, seres humanos, somos uma espécia animal tão complexa quanto são complexas e plurais as linguagens que nos constituem como seres simbólicos, isto é, seres de linguagem.
- Existe uma linguagem verbal, linguagem de sons que veiculam conceitos e que se articulam no aparelho fonador, sons estes que, no Ocidente, receberam uma tradução visual alfabética (linguagem escrita), mas existe simultaneamente uma enorme variedade de outras linguagens que também se constituem em sistemas sociais e históricos de representação do mundo.
- Portanto, quando dizemos linguagem, queremos nos referir a uma gama incrivelmente intrincada de formas sociais de comunicação e de significação que inclui a linguagem verbal articulada, mas absorve também, inclusive, a linguagem dos surdos mudos, o sistema codificado da moda, da culinária e tantos outros.
- Considerando que todo fenômeno de cultura só funciona culturalmente porque também é um fenômeno de comunicação, e considerando-se que esses fenômenos só comunicam porque se estruturam como linguagem, pode-se concluir que todo e qualquer fato cultural, toda e qualquer atividade ou prática social constitue-se como práticas significantes, isto é, práticas de produção de linguagem e de sentido.
- Mais além, de todas as aparências sensíveis, o homem desvela significações (em busca de compreender os fenômenos que se apresentam).
- É no homem e pelo homem que se opera o processo de modificação dos sinais (estímulos emitidos pelos objetos do mundo) em signos ou linguagens (produtos da consciência).
- O termo linguagem se estende aos sistemas aparentemente mais inumanos até tudo aquilo que, na natureza, fala ao homem e é sentido, por ele, como linguagem.
- A Semiótica é a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objeto o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno como fenômeno de produção de significação e de sentido.
- A Semiótica é a mais jovem das ciências humanas :)
- Surgiu - quase simultaneamente - em três pontos do planeta: Estados Unidos, União Soviética e Europa.
- Nos EUA, o seu "progenitor" foi Charles Sandres Pierce (ou apenas Pierce, para os íntimos), que viveu de 1839 a 1914 sem receber o devido reconhecimento por sua genialidade, trabalho nas mais diversas áreas de conhecimento e especial dedicação à "criação" da Semiótica.
"Pierce era uma espécia de filósofo que era, em primeiro lugar, um cientista, e uma espécie de cientista que era, em primeiro lugar, um lógico da ciência. Nenhuma universidade, grande ou pequena, do seu tempo, soube o que fazer com tal filósofo ou com tal cientista."
Max H. Fisch, filósofo nore-americano.
- Primeiro Pierce concebeu a lógica propriamente dita como sendo um ramo da Semiótica. Mais tarde, adotou uma concepção mais ampla da Lógica, que era quase coextensiva com uma teoria geral de todos os tipos possíveis de signos.
- A Semiótica pierceana é, na realidade, uma Filosofia científica da linguagem, sustentada em bases inovadoras que revolucionam os alicerces de 25 séculos de Filosofia ocidental.
- Pierce considera 3 tipos de ciência: ciências da descoberta (Matemática, Filosofia e as ciências especiais - dividades em físicas e humanas), ciências da digestão e as ciências aplicadas. A Semiótica está localizada entre a Matemática e a Ideoscopia (ciências especiais), dentre as ciências da observação.
- Pierce postulava que o universo está em expansão contínua na mente humana, logo, não há princípios absolutos. Daí sua teoria do Falibilismo: pensamentos, pensadores e pesquisadores são falíveis.
- Para Pierce, a Fenomenologia, como base fundamental para qualquer ciência, tem por papel observar os fenômenos e, através da análise, postular as formas ou propriedades universais desses fenômenos. A Fenomenologia independe das ciências normativas.
- Fenômeno é tudo aquilo que aparece à mente, corresponda a algo real ou não.
- A Semiótica tem por função classificar e descrever todos os tipos de signos logicamente possíveis.
- Em 1867, Pierce denominou três categorias lógicas, universais que englobam toda experiência e todo pensamento e estendem-se para a natureza básica de todas as coisas, físicas e psicológicas: Qualidade, Relação e Representação - ou, para fins ciêntíficos: Primeiridade, Secundidade e Terceiridade.
- Em nível geral: Primeiridade - corresponde ao acaso, originalidade irresponsável e livre variação espontânea; Secundidade - corresponde à ação e reação dos fatos concretos, existentes e reais; Terceiridade - diz respeito à mediação ou processo, crescimento contínuo e devir sempre possível pela aquisição de novos hábitos.
And that's all, folks!
Nenhum comentário:
Postar um comentário